quarta-feira, 1 de julho de 2009

CARTA ABERTA A DEUS

Querido
Eminente
Omnipotente
Senhor
DEUS:

Estimo que vás divinamente gozando
Tua eterna saúde
nós
felizmente menos mal
menos bem
cá por baixo
sempre

Conforme o prometido
aqui estou a escrever-Te
para dar o meu carnívoro braço a torcer
aceita
Deus
os maiores
mais humildes e humanos agradecimentos
por me teres concedido parte
daquilo que Te supliquei
do fundo da minha esburacada alma

Já agora

- sem querer abusar da Tua terrível Benevolência -
tenta prolongar o mais possível
o prazo desta extraordinária estadia terrena
- quando me chamares
teremos milénios para conversar -
faz dos meus filhos
homens íntegros
mulheres completas
gente de bom íntimo
e
se até lá não quiseres eliminar
essa urgentíssima questão
das desigualdades sociais
transmite-lhes ideais revolucionários
para que fiquem aptos a lutar
como milhões de outros
até à libertação de todos os oprimidos
que desde sempre
têm rastejado por este odioso mundo
que Criaste

Quando queres
ordenas grandes Justiças aos homens
pena é que tenhas atrasado
o expediente humano
umas boas centenas de anos
e agora
é o diabo
para pôr o serviço em dia

Caro Deus
desculpa a franqueza
não podes ser tão preguiçoso
Tu
que afirmas ser Omnipotente
propõe-Te trabalhar
num esforço incansável
derradeiro
para que os filhos Teus
de Ti descrentes
como eu era
creiam enfim
na Tua Obra
e Te reconheçam em definitivo
como Único e Irremediável Protector

Penso que não julgues mal estes conselhos
escritos na melhor das intenções
e em prol da amizade que nos liga
portanto rogo-Te
Altíssimo e Poderoso Senhor
abre-me esses olhos
vê-me esse Nordeste do Brasil faminto
repara nos genocídios
- o Adolfo não te serviu de lição? -
olha-me por este mundo vilipendiado
denuncia as mentiras dos déspotas
proíbe as chacinas das guerras
liberta as multidões de escravos
que a Tua vista incomensurável alcança
mas
por Amor de Ti
abre-me esses olhos

Meu Velho Deus
Supremo Arquitecto da Terra
- pelo menos -
lembra-Te que tens responsabilidades no espectáculo
pois foste o empresário
cobriste os custos de produção
realizaste
o texto foi da Tua autoria
e sobretudo
és Tu quem puxa os cordelinhos
das marionetes

Os abutres dos homens
moldados à Tua Imagem e Semelhança
são também homens
- ouviste? -
são também homens que exploram
nas fábricas
nos campos
nas minas
nos mares
nas guerras
nas fomes
nas ruas

são outros
mas também homens
os que semeiam a miséria de outros homens
mulheres e crianças
- crianças, Meu Deus, caramba! -

Amado Deus
ouve lá:
- não queres sujar as mãos com tais ruins defuntos
estás velho e cansado
deitaste tudo para trás das Universais costas?

Muito bem
certo

Nesse caso
concede-nos meios céleres
para tentarmos transformar este fosso de lágrimas
num vale humanizado

Com que razão manténs revoltadas
três quartas partes das criaturas
e apenas agradas ao quatro restante?

Deixa-me que te pergunte francamente
- que raio de Deus és Tu
a proteger facínoras
assassinos
e carrascos dos povos?

- recorda a Palavra
e o Exemplo de Teu Filho predilecto
enquanto por aqui penou -

Digo-te mais:

- escasso deve ser o nível
dos Teus desígnios políticos
para permitires no Teu planeta
ESTADOS tão lamentáveis

Depois não Te queixes
se um dia
- talvez longínquo -
todos os que Te renegam
se dispuserem para a conquista da igualdade
entre todas as gentes

Suportarás um vexame
quando eles resolverem
o que foste incapaz de solucionar

Daqui me despeço
Amigo Deus
ando aborrecido Contigo
porque Te aburguesaste
trancaste as portas do Paraíso aos pobres
alcatifaste o Vaticano
e não limpaste a lama dos que sofrem

perdoa a descompostura
embora a tivesses merecido
pelo que não tens feito
nem deixado fazer
neste Teu desprezado mundo

Espero que Te emendes

Crê-me
sempre mui grato e temeroso

José Salsorte

Amadora, Setembro 1973


Sem comentários:

Enviar um comentário